Jogos pedagógicos em matemática no ensino médio : mais que motivação, metodologia
Ano: 2007
Tipo: Tese
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Doutorado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Souza, Maria Helena Soares de
Orientador: Almeida, Fernando José de
Assunto: Jogos pedagogicos,Representacoes culturais,Ensino Medio,Pedagogical game,Cultural representations,High Scholl
Resumo: Autores com publicações reconhecidas pela comunidade científica, em Educação e Psicologia da Educação, afirmam que a prática da utilização do jogo pedagógico tem sido efetiva em qualquer nível de ensino. Porém, o jogo é pouco utilizado como elemento de ensino/aprendizagem eficaz em Matemática, para o Ensino Médio, mas sim como componente motivador pedagógico. Foi tomada como ponto de partida, a indagação sobre a possibilidade do uso do jogo pedagógico, em Matemática para o Ensino Médio, a ser considerado metodologia, para além da metodologia de resolução de problemas, como a voltada para o desenvolvimento do estudante, que ajuda a conduzir à liberdade emancipatória social. A pesquisa mostrou a utilização no Ensino Médio, de forma específica para a Matemática, valendo-se de conteúdos considerados mais espinhosos, como a Trigonometria e a Matemática da casualidade, com todos os passos que antecedem e sucedem o procedimento de caráter lúdico, analisados e comparados, como metodologia e não como elemento meramente motivador. A pesquisa é composta do estudo e das análises de representações culturais dos jogos, destacando as funções pedagógicas e sociais, a partir do ensino da Matemática, evidenciado o trajeto sócio-cultural, tomado em conta não ser possível pensar em funções pedagógicas para o jogo sem pensar em ligações interdisciplinares com a Arte, a Filosofia sobretudo a Ética -, a Antropologia, a Língua Materna, a História e a Psicologia. A tese desenvolveu-se em dois níveis paralelos, conectados e orientados, como num sistema cartesiano: num eixo encontra-se o embasamento teórico e, no outro, a criação e a aplicação da metodologia da utilização de jogos pedagógicos em Matemática para o Ensino Médio, especificamente para os conteúdos Matemática da Casualidade e Trigonometria. O embasamento teórico desenvolveu-se por assuntos, nas três primeiras partes, enquanto a validação da prática e as conclusões foram apresentadas nas duas partes finais,
Abstract: Well-known issues by authors of the scientific community, in Education and Educational Psychology, state that the practice of pedagogical game has been effective in any level of teaching. Nevertheless, the game is little used as an effective tool in teaching /learning Mathematics, for High School, but as a pedagogical motivating element. In the beginning, it was questioned about the possibility of using the pedagogical game in Mathematics for High School, to be considered as methodology, going beyond the methodology of problem solving, as one targeted to the development of the student that helps to lead to social emancipation. The research showed the use of it in High School, a specific way in Mathematics, to take advantage of very difficult contents, as Trigonometry and Mathematics of Casualty, with all the steps that anteceded and succeed the playful character procedure, analyzed and compared, as methodology and not only as a mere playful element. The research is constituted of study and analysis of cultural representation of games, detaching the social and pedagogical functions, from the teaching of Mathematics, making clear the social culture way. It was taken into consideration that it is not possible to think about pedagogical functions without thinking about interdisciplinary connections as Art, Philosophy-mainly Ethics-Anthropology, Mother Tongue, History and Psychology. The thesis was developed into parallel levels, connected and oriented, as a Cartesian system: in one axis we have the theoretical basis and in the other the creation and the use of pedagogical game methodology in Mathematics for High School, especially for the contents of Mathematics of Causality and Trigonometry. The theoretical basis was done by subjects, in the three first parts, meanwhile the validation of practices and conclusions were presented in the two final parts
Referência: Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007-10-17
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