Gestão da informação : a produção do conhecimento na escola e a prática docente
Ano: 2006
Tipo: Dissertação
Agência fin.: Sem agência definida
Grau: Mestrado
Disciplina: Sem disciplina definida
Universidade (IES): PUCSP
Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Fonte de dados: PUCSP Dspace
Autor: Pereira, Julia Rita Franco
Orientador: Almeida, Fernando José de
Assunto: Curriculo,Ensino tradicional,Metodologia de ensino,Recursos didaticos,Tecnologias da informacao e comunicacao,Formacao de professores,Aprendizagem,Ensino,Inovacoes educacionais,Tecnologia educacional,Professores -- Formacao profissional,Curriculum,Traditional teaching,Methodology of teaching,Didactic resources,Technologies of the onformation and communication,Teachers formation
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre as práticas docentes desenvolvidas em uma unidade escolar da rede estadual de ensino, no ciclo II do ensino fundamental. Com base nos dados de pesquisa do perfil socioeconômico e cultural dos alunos implementada pelo Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo Saresp 2005, através do Questionário do aluno, a investigação procura apreender a metodologia e as estratégias didático-pedagógicas levadas às salas de aula. A partir desse painel, por meio de entrevistas com os docentes e o coordenador pedagógico, intenta-se depreender a concepção do conhecimento e os pressupostos teórico-metodológicos subjacentes ao processo ensino-aprendizagem, bem como a apropriação dos recursos disponibilizados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação no planejamento e incrementação do currículo escolar, para a gestão da informação e elaboração do conhecimento pelos alunos. Ao constatar a presença central do livro didático na organização do ensino, na condução da aprendizagem e como fonte de informação (quase que exclusiva) no contexto escolar, a investigação aborda conceitos e pressupostos teóricos da construção do conhecimento, referenciando-se na questão sobre quais são os fundamentos a ação docente? (Mizukami, 1986), e em outras contribuições que ajudassem na compreensão das práticas pedagógicas observadas e pudessem servir para a interpretação dos dados sob uma perspectiva filosófico-histórica (Saviani, 1992, 1994) e nas imagens que representam o processo de construção do conhecimento (Machado, 2004),
Abstract: This work presents a study of case on the educational practices developed in a school unit of the state net of teaching, in the cycle II of the elementaryl teaching. It based on data research of the students socioeconomic and cultural profile implemented by the System of School Evaluation of São Paulo State Saresp 2005, through the Student s Questionnaire, the investigation tries to apprehend the methodology and didactic-pedagogic strategies taken to the classrooms. From that panel, through interviews with the teachers and the pedagogic coordinator, it is attempted to infer the conception of knowledge and the underlying theoretical-methodological presuppositions to the process teaching-learning, as well as the appropriation of the resources available by the Technologies of the Information and Communication on the planning and development of the school curriculum, for the administration of the information and elaboration of the knowledge for the students. When verifying the central presence of the text book on the teaching organization, in the way of the learning and as a source of information (almost exclusive) in the school context. Does the investigation approach concepts and theoretical presuppose of the knowledge construction, refered on the subject which they are the educational action foundations? (Mizukami, 1986), and in other contributions that helped in the understanding of the observed pedagogic practices and they could be for the interpretation of the data under a philosophical-historical perspective (Saviani, 1992, 1994) and in the images that represent the construction of the knowledge process (Machado, 2004)
Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006-10-05
Tags: